Thursday 14th of December 2017

logo

Home Artigos
Artigos
PROFISSÕES DO FUTURO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 28 de Abril de 2010 10:56

Estudo mostra quais serão as profissões em alta no futuro:      Nanomédicos, cirurgiões que ampliam a memória, policiais do clima e guias turísticos espaciais estão entre as 107 profissões que estarão em alta no futuro, de acordo com o estudo "The shape of jobs to come" ("Os tipos de trabalhos que virão"), realizado pela consultoria de tendências britânica FastFuture.

Para o estudo, que faz uma análise prevendo o período de hoje a 2030, a empresa ouviu mais de 486 especialistas de 58 países, em cinco continentes. Levando em conta fatores econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais e científicos, foi elaborada uma lista que se dividia em "profissões ainda inexistentes", como policial do clima, e as que existem mas cuja demanda deve aumentar, como nanomédico.

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:14
Leia mais...
 
RAIVA E STRESS PREJUDICAM A SAÚDE PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 14 de Abril de 2010 23:33

 

O sentimento de raiva constante pode causar problemas tais como absenteísmo (alto índice de faltas), falta de comprometimento e baixa produtividade. E tudo isso acaba se refletindo na auto-estima e, consequentemente, na saúde do trabalhador.

 

Num processo contínuo, afirma Vera Martins, especialista em medicina comportamental e em gestão de pessoas, os efeitos físicos são aumento da glicose, do ritmo cardíaco e da pressão arterial, causando incômodos como respiração difícil e dores de cabeça. O profissional começa a apresentar alterações no estado emocional - desde irritabilidade e mau humor até depressão, explica Vera...

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:15
Leia mais...
 
JUSTA CAUSA aplicada ao empregador PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 05 de Abril de 2010 16:42

Justa Causa também se aplica ao empregador!

 

O empregador abusou da própria autoridade, determinou funções que extrapolam ou humilham o trabalhador ou deixou de pagar os salários sistematicamente, são situações fundamentadas em lei que permitem o rompimento do contrato de trabalho por culpa do patrão. É a justa causa aplicada ao empregador... Veja como isso é possível e, como gestor, aprenda a evitá-la.

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:16
Leia mais...
 
ERROS NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 24 de Março de 2010 17:18

Tropeços no recrutamento e seleção:

Conheça os principais erros que os recrutadores e os profissionais cometem durante a entrevista de emprego e aproveite melhor a próxima oportunidade de mudar de trabalho.

Neste início de ano, o mercado de trabalho está aquecido e receber uma proposta de emprego voltou a ser frequente. Portanto, prepare-se!

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:24
Leia mais...
 
MULHER BRASILEIRA - HÁBITOS DE CONSUMO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 08 de Março de 2010 23:03

 

O IBOPE Mídia, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, traça os hábitos e comportamentos da brasileira quando o tema é consumo.

 

O levantamento é baseado nas informações da ferramenta Target Group Index e aponta que 67% das mulheres realizaram compras pessoais (excluindo bebidas e alimentos) nos últimos 30 dias, em contrapartida ao índice de 58% entre o público masculino. “As mulheres, de maneira geral,  gostam de variar marcas, procuram preços mais baixos e afirmam que vale a pena pagar um pouco mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade”, destaca Juliana Sawaia, gerente de marketing do IBOPE Mídia.

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:22
Leia mais...
 
CLIMA ORGANIZACIONAL PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 01 de Março de 2010 09:00

Fatores que prejudicam o CLIMA ORGANIZACIONAL: O Clima Organizacional é uma constante preocupação das empresas, afinal é preciso saber como está a "saúde" do ambiente corporativo. Fazendo uma simples analogia, é o mesmo que considerar uma pessoa que não realiza check-ups constantes para saber como está o funcionamento do seu organismo. Se deixá-lo de lado e não tomar os devidos cuidados, mais cedo ou tarde podem surgir complicações que comprometam a qualidade de vida do indivíduo.

Mas, o que pode prejudicar o clima corporativo? Que fatores interferem negativamente na empresa?

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:23
Leia mais...
 
MOTIVAÇÃO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 24 de Fevereiro de 2010 11:01

MOTIVAÇÃO: eis um conceito que preocupa profissionais em todos os ramos e dos mais diversos níveis hierárquicos dentro das organizações. Vejamos o que dizem os livros a esse respeito:

“Motivação é um processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.” Robbins (2005, p.132)

“Estímulo aos trabalhadores para desempenhar suas atividades em seu mais alto nível” (Wagner III e Hollenbeck, 2002, p. 88)

Observe que os dois autores abordam diferentes enfoques sobre a temática...

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:22
Leia mais...
 
PLANO DE NEGÓCIOS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 12 de Fevereiro de 2010 07:36

Ao estudar Empreendedorismo, independente da formação ou área de atuação do estudante, é fundamental que o aluno tenha pelo menos noções de o que é um Plano de Negócios e como prepará-lo. O plano de negócios pode ser usado tanto para quem irá constituir uma empresa quanto para formatar uma idéia, uma proposta de inovação interna em alguma organização já constituída.

Em primeiro lugar, é importante frisar o que é, porque e para que se elabora um Plano de Negócios. Segundo Dolabela, autor do livro O Segredo de Luísa, um plano de Negócios é uma forma de pensar sobre o futuro do negócio e diminuir incertezas e riscos.

 

Última atualização em Qui, 25 de Fevereiro de 2010 14:40
Leia mais...
 
PLANEJANDO E REALIZANDO UM FELIZ 2010 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 31 de Dezembro de 2009 01:37

 

Chegamos, enfim, ao final de 2009. Um ano importante para alguns, de derrotas para outros, mas certamente um ano pelo qual não podemos mais fazer muita coisa. Estamos, nesse momento derradeiro, depositando nossos sonhos, nossas esperanças e nossas expectativas no ano de 2010.

Que tal aproveitar a oportunidade para refletir e preparar-se para transformar expectativas e promessas de final de ano em realizações efetivas?

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:23
Leia mais...
 
DIPLOMA DEIXA DE SER GARANTIA de bom emprego PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 24 de Novembro de 2009 17:56

Por muito tempo um diploma na mão era sinônimo de se conseguir um bom emprego. Mas os tempos mudaram, e ter uma formação profissional já não é garantia de obtenção da tão sonhada vaga. De uma maneira geral, o diploma, atualmente, mal garante uma colocação. Daí a necessidade cada vez maior de as pessoas buscarem uma melhor qualificação como forma de progredir profissionalmente. O tempo do generalista acabou.

Para o especialista em recursos humanos Jorge Dias Souza, “um generalista é alguém que sabe um pouco de tudo, de nada”:

– Você não pode mais ser um generalista. Tem que ser um multiespecialista, agregando diariamente novos conhecimentos à sua atividade. Você poderá descansar, mas não muito, senão o seu concorrente ficará melhor preparado para te engolir e fazer você virar pó – ele diz.

Segundo o especialista e autor do livro As chefias avassaladoras, é necessário que as pessoas procurem constantemente turbinar suas carreiras com o conhecimento de novas tecnologias, determinação e comprometimento.

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:55
Leia mais...
 
REDES SOCIAIS GARIMPAM TALENTOS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 24 de Novembro de 2009 17:52


Sites de relacionamento como Orkut, Facebook e Twitter ganharam uma nova função: a de servirem como ferramentas de pré-seleção para a contratação de profissionais. Muito utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa, o sistema populariza-se junto a empresas e consultorias de recursos humanos no Brasil, que analisam ali o perfil dos possíveis candidatos a uma vaga. Embora o processo não elimine entrevistas e análises de currículos, fica mais fácil avaliar se o candidato possui o perfil para o emprego.


Por isso, é importante ter o máximo de cuidado ao colocar mensagens e fotos nas páginas de relacionamento. Afinal, através delas as empresas podem ter uma ideia do comportamento do postulante ao cargo. Segundo Adriana Néglia, consultora de carreira da Career Center, existem regras que podem contribuir em uma pré-seleção.

– Seja no Orkut, Linkedin ou Facebook, é fundamental que a pessoa tenha o mesmo tipo de comportamento que teria em uma entrevista. Fotos onde apareça bebendo, comentários preconceituosos ou erros de português podem contribuir de maneira negativa durante o processo de avaliação – explica.

Uma pesquisa realizada em empresas instaladas no Brasil mostrou que 72% delas planejam investir mais no recrutamento por meio destas redes. Outro dado é que 68% das companhias já utilizam as redes para selecionar os candidatos. O levantamento revelou ainda que o Linkedin e o Facebook são os mais consultados pelas organizações. Por conta disso, as consultorias têm investido em pessoas especializadas em buscar novos talentos, são os headhunters .

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:55
Leia mais...
 
« InícioAnterior12345PróximoFim »

Página 3 de 5

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.