Wednesday 13th of December 2017

logo

Home Artigos Educação
Educação
VOCÊ ESTUDARIA A DISTÂNCIA? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 24 de Junho de 2011 09:24

O formato é bem antigo, mas ele voltou a ganhar notoriedade na década de 90, com o avanço da tecnologia e, principalmente, devido ao alcance da internet pela população. Ainda assim, ele está longe de ser unanimidade no país. Quando o assunto é ensino a distância, existem tanto as pessoas que são favoráveis e entusiastas desse modelo, quanto aquelas que são categoricamente contra.

Leia mais...
 
DIFICULDADES PARA CONCLUIR A GRADUAÇÃO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sáb, 30 de Outubro de 2010 20:14

De cada cinco alunos que ingressam no ensino superior, um segue no EAD

 

É alto o índice (50%) de desistência na conclusão da graduação e, por outro lado, o aumento crescente que o EAD (Educação à Distância) vem tendo. De cada cinco alunos que ingressam no ensino superior, um segue no EAD. A faixa etária desse público varia entre 21 e 26 anos, de acordo com pesquisa. Nessa idade, algumas coisas já estão mais claras. Já passamos o estresse do vestibular, fizemos algumas escolhas, nos decepcionamos com algumas outras, tivemos algumas experiências profissionais mais reais, e temos certa convicção do que realmente queremos. As empresas percebem esse profissional mais focado e definido e costumam dar oportunidade para que ele ingresse na organização, em busca de atualização. Segundo pesquisa da Data Popular, para mais de 70% dos jovens a atualização profissional é importante ao longo de toda a carreira.

Leia mais...
 
Dia do Mestre - para quem escolheu ser professor PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 19 de Outubro de 2010 09:40

Einstein afirmou certa vez que “Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário.” No dia de hoje quero parabenizar você que, dia após dia, semana após semana e um semestre após o outro vem provando que sim, é possível.

Última atualização em Ter, 19 de Outubro de 2010 09:47
Leia mais...
 
B. F. Skinner - O cientista do comportamento e do aprendizado PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 12 de Novembro de 2009 13:56

Para o psicólogo behaviorista norteamericano, a educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na "modelagem" do aluno

Nenhum pensador ou cientista do século 20 levou tão longe a crença na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano como o norte-americano Burrhus Frederic Skinner (1904-1990). Sua obra é a expressão mais célebre do behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia, em escolas e consultórios, até os anos 1950.

O behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês), tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. Seu princípio é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Com isso, ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes teóricas, como consciência, vontade, inteligência, emoção e memória – os estados mentais ou subjetivos.
Última atualização em Qui, 12 de Novembro de 2009 15:57
Leia mais...
 
Contraponto: deixar desabrochar PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 06 de Novembro de 2009 00:57

"Tive um filho, tenho um aluno, e agora? Agora é plantar os pés no chão, deixar a alma um pouco solta e, como diziam os avisos nos trilhos de trem de minha cidadezinha natal: parar, olhar, escutar"

Na coluna passada escrevi sobre educação e autoridade, dois temas complicados nos nossos dias de bagunça generalizada. Hoje falo sobre seu contraponto, o que me ensinou um velho mestre sábio sobre educação: "Família e escola fazem muito, se não estorvam. Deixem as crianças e os jovens desabrochar". Na primeira vez em que escutei a frase fiquei um pouco chocada. Se já naquele tempo, eu ainda universitária, questionávamos a frouxa autoridade em casa e na escola, que deixava a meninada perdidona e sem limites, como entender aquela afirmação de quem entendia mais do que a maioria de nós sobre ensino, educação e o resto?

 

Leia mais...
 
Educação e Autoridade PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 29 de Setembro de 2009 19:00

"Um não na hora certa é necessário, e mais
que isso: é saudável e prepara bem mais
para a realidade da vida"

Lya Luft


Antes de uma palestra sobre Educação para algumas centenas de professores, um jornalista me indagou qual o tema que eu havia escolhido. Quando eu disse: Educação e Autoridade, ele piscou, parecendo curioso: "Autoridade mesmo, tipo isso aqui pode, aquilo não pode?". Achei graça, entendendo sua perplexidade. Pois o tema autoridade começa a ser um verdadeiro tabu entre nós, fruto menos brilhante do período do "É proibido proibir", que resultou em algumas coisas positivas e em alguns desastres – como a atual crise de autoridade na família e na escola. Coloco nessa ordem, pois, clichê simplório porém realista, tudo começa em casa.

Última atualização em Seg, 23 de Novembro de 2009 16:34
Leia mais...
 



Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.