Wednesday 13th of December 2017

logo

Home Artigos Trabalho
Trabalho
Qualificação em Foco PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 25 de Outubro de 2016 17:34

 

Neste último domingo o Caderno Boa Chance abordou uma temática muito discutida e pesquisada no mercado de trabalho, bem como em cursos de Administração e Recursos Humanos. Apontada como problema ou solução por parte de empresas, universidades e pelo mercado em geral, a Qualificação (ou a falta desta) é hoje pauta de discussão em diversos artigos, seminários, congressos e em sala de aula, diretamente com os estudantes.

A matéria, intitulada “O Paradoxo das Vagas Abertas” estava bem interessante, abordando diversos pontos de vista com depoimento de especialistas, tanto por parte das empresas como por parte de Universidades ou Conselhos de Classe, como o CRA - Conselho Regional de Administração. Como o referido caderno é lugar certo de busca por oportunidades para profissionais de diversas gerações, achei interessante fazer algumas análises e ponderações sobre a matéria, valorizando alguns pontos destacados e chamando atenção para outros que não foram abordados por lá.

Leia mais...
 
Onde foi parar a estabilidade? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 18 de Outubro de 2016 19:39


Muitas vezes ao perguntar em sala de aula o real motivo de um aluno escolher determinado curso na graduação, especialmente de Administração ou Direito, a resposta, em diversos casos é convicta: quero fazer concurso público.  Já cheguei a obter resultado de até 50% da turma sonhando com um emprego público.

E por quê? Altos salários ou possibilidade de desafios? Não exatamente. Abnegação para servir à pátria e dedicar horas do seu dia e seus talentos ao país? Também não. Uma carreira promissora e frutífera! Não necessariamente. Uma resposta é sempre certa: estabilidade.

Emprego público sempre foi sinônimo de “pouco mas certo”, no Brasil. A estabilidade, impossibilidade de enfrentar uma demissão e todos os seus problemas. Ou até mesmo enfrentar o mercado de trabalho e seus riscos são fatores impensáveis para quem, de maneira consciente e deliberada, opta por enfrentar um concurso público e garantir seu lugar ao sol. Com mérito próprio, mas sem continuar na suscetibilidade das ondas que o mercado de trabalho privado aponta (ou para alguns, apronta!) milhares de alunos lotam cursos e consomem apostilas preparatórias para chegar ao tão sonhado emprego público.

Última atualização em Ter, 18 de Outubro de 2016 19:45
Leia mais...
 
Filhos e cuidados com a casa freiam entrada da mulher no mercado de trabalho PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Dom, 25 de Agosto de 2013 20:20

Falta tempo para o trabalho. Cuidado com os filhos, sobrecarga de afazeres em casa, culpa, horário difícil, machismo, tudo isso junto está freando a entrada da mulher no mercado de trabalho, depois do explosivo avanço nas décadas de 1970 e 1980.

Leia mais...
 
Líder por Natureza e PAIXÃO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 09 de Abril de 2012 13:12

Chefes de tribos listam características de quem exerce liderança espontaneamente - será você um deles?


Gostar de pessoas. E ter prazer pelo que faz. Quem nunca estudou gestão e liderança cita essa duas qualidades como prerrogativas para ser um bom líder. No mundo do trabalho, liderança é, quase sempre, uma característica considerada essencial aos executivos e gestores. Mas é uma habilidade que muitos chefes têm dificuldade em exercitar, ao contrário dos "líderes informais", que a exercem, na prática, de forma bastante espontânea.

 

Última atualização em Seg, 09 de Abril de 2012 13:23
Leia mais...
 
JOVENS SÃO OS QUE MAIS SOFREM COM O DESEMPREGO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 11 de Março de 2011 20:06

Estudo do Ipea mostra percepção dos brasileiros sobre mercado de trabalho e qualificação profissional - divulgado em 16 de fevereiro, um estudo sobre Trabalho e Renda mostra que a maioria dos homens que nunca procuraram emprego é de jovens. As mulheres, de forma geral, correspondem a 88% das pessoas que nunca procuraram emprego.

Entre as causas citadas mais comuns para a inatividade estão problemas de saúde, salários baixos, afazeres domésticos e falta de qualificação profissional.  A situação dos desempregados, de acordo com a pesquisa, é que cerca de 45% dos desempregados procuram trabalho há mais de 6 meses. Cerca de 25% estão há mais de um ano procurando trabalho.

 

Última atualização em Sex, 11 de Março de 2011 20:15
Leia mais...
 
Ócio criativo ou embromação? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 14 de Fevereiro de 2011 13:03

Profissionais admitem realizar atividades pessoais durante o horário de trabalho... E você? O que você faz no trabalho quando não está trabalhando?

Leia mais...
 
Empresas querem jovens com ATITUDE! PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 17 de Janeiro de 2011 09:06

Competência e conhecimento são bons. Mas o que as empresas querem mesmo dos recém-formados é “personalidade”, diz uma pesquisa global. Vamos entender o que isso significa?

Última atualização em Sex, 24 de Junho de 2011 09:33
Leia mais...
 
COMPORTAMENTO NO TRABALHO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 07 de Junho de 2010 16:34

Mesmo em um mundo globalizado, onde as pessoas tem acesso a informações o tempo todo (inclusive sobre mercado de trabalho) ainda tem gente sendo demitida por causa de mau comportamento.

É importante que você entenda o significado disso - estamos falando de alguém que, por desconhecer aspectos importantes da cultura organizacional ou não se importar com o reflexo de suas atitudes no ambiente de trabalho, pode acabar com o "filme queimado", gerar conflitos, adiar (ou cancelar) uma promoção e até mesmo ser demitido.

Claro que trabalhar essa questão é de responsabilidade principalmente do profissional, mas as empresas também podem (e devem) ajudar...

 

Última atualização em Seg, 07 de Junho de 2010 17:23
Leia mais...
 
PROFISSÕES DO FUTURO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 28 de Abril de 2010 10:56

Estudo mostra quais serão as profissões em alta no futuro:      Nanomédicos, cirurgiões que ampliam a memória, policiais do clima e guias turísticos espaciais estão entre as 107 profissões que estarão em alta no futuro, de acordo com o estudo "The shape of jobs to come" ("Os tipos de trabalhos que virão"), realizado pela consultoria de tendências britânica FastFuture.

Para o estudo, que faz uma análise prevendo o período de hoje a 2030, a empresa ouviu mais de 486 especialistas de 58 países, em cinco continentes. Levando em conta fatores econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais e científicos, foi elaborada uma lista que se dividia em "profissões ainda inexistentes", como policial do clima, e as que existem mas cuja demanda deve aumentar, como nanomédico.

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:14
Leia mais...
 
RAIVA E STRESS PREJUDICAM A SAÚDE PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 14 de Abril de 2010 23:33

 

O sentimento de raiva constante pode causar problemas tais como absenteísmo (alto índice de faltas), falta de comprometimento e baixa produtividade. E tudo isso acaba se refletindo na auto-estima e, consequentemente, na saúde do trabalhador.

 

Num processo contínuo, afirma Vera Martins, especialista em medicina comportamental e em gestão de pessoas, os efeitos físicos são aumento da glicose, do ritmo cardíaco e da pressão arterial, causando incômodos como respiração difícil e dores de cabeça. O profissional começa a apresentar alterações no estado emocional - desde irritabilidade e mau humor até depressão, explica Vera...

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:15
Leia mais...
 
JUSTA CAUSA aplicada ao empregador PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 05 de Abril de 2010 16:42

Justa Causa também se aplica ao empregador!

 

O empregador abusou da própria autoridade, determinou funções que extrapolam ou humilham o trabalhador ou deixou de pagar os salários sistematicamente, são situações fundamentadas em lei que permitem o rompimento do contrato de trabalho por culpa do patrão. É a justa causa aplicada ao empregador... Veja como isso é possível e, como gestor, aprenda a evitá-la.

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:16
Leia mais...
 
« InícioAnterior12PróximoFim »

Página 1 de 2

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.