Wednesday 13th of December 2017

logo

Home Artigos Trabalho JOVENS SÃO OS QUE MAIS SOFREM COM O DESEMPREGO
JOVENS SÃO OS QUE MAIS SOFREM COM O DESEMPREGO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 11 de Março de 2011 20:06

Estudo do Ipea mostra percepção dos brasileiros sobre mercado de trabalho e qualificação profissional - divulgado em 16 de fevereiro, um estudo sobre Trabalho e Renda mostra que a maioria dos homens que nunca procuraram emprego é de jovens. As mulheres, de forma geral, correspondem a 88% das pessoas que nunca procuraram emprego.

Entre as causas citadas mais comuns para a inatividade estão problemas de saúde, salários baixos, afazeres domésticos e falta de qualificação profissional.  A situação dos desempregados, de acordo com a pesquisa, é que cerca de 45% dos desempregados procuram trabalho há mais de 6 meses. Cerca de 25% estão há mais de um ano procurando trabalho.

 

 

Essa situação é preocupante, porque representa risco de uma perda de habilidades e vínculos profissionais. Além disso, observa-se que o desemprego se concentra entre os mais jovens.

Acesso à renda - Quanto ao acesso à renda, o estudo revela que a maioria dos trabalhadores informais não recebe um terço de salário nas férias nem décimo terceiro salário, enquanto entre os trabalhadores formalizados mais de 97% recebem seus direitos trabalhistas em dia. Cerca de 18% dos trabalhadores formais entrevistados afirmaram que o valor de seu salário não está registrado corretamente na carteira de trabalho, número considerado alto pelos pesquisadores. O estudo aponta que os trabalhadores por conta própria acreditam que as medidas que mais contribuiriam para a melhoria do desempenho de seus empreendimentos seriam diminuição dos concorrentes e aumento dos clientes (41,2%), menos impostos e taxas (14,9), facilidade de acesso ao crédito (14,3), entre outros.

Previdência - Enquanto 95% dos trabalhadores formalizados contribuem para a previdência, cerca de 68% dos não formalizados não contribuem. Destes, cerca de 55% alegam não que contribuem com a previdência por não ter renda suficiente. Entre os trabalhadores por conta-própria e empregadores de pequeno porte, 41% não contribuem com a previdência.

Leia na íntegra o estudo sobre trabalho e renda em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/SIPS/110216_sips_trabalhoerenda.pdf

 

Última atualização em Sex, 11 de Março de 2011 20:15
 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.