Thursday 14th of December 2017

logo

Home Artigos Gestão PLANEJANDO E REALIZANDO UM FELIZ 2010
PLANEJANDO E REALIZANDO UM FELIZ 2010 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 31 de Dezembro de 2009 01:37

 

Chegamos, enfim, ao final de 2009. Um ano importante para alguns, de derrotas para outros, mas certamente um ano pelo qual não podemos mais fazer muita coisa. Estamos, nesse momento derradeiro, depositando nossos sonhos, nossas esperanças e nossas expectativas no ano de 2010.

Que tal aproveitar a oportunidade para refletir e preparar-se para transformar expectativas e promessas de final de ano em realizações efetivas?

 

 

 

 

Esse é um momento meio mágico, quando todos, sem exceção, partem para as chamadas “promessas de fim de ano”... que na verdade deveriam se chamar “promessas de início de ano”. Afinal, quem pretende ainda fazer dieta em 2009? Ou comprar um carro, ou uma casa nova? Ou ingressar em algum curso ou mudar de carreira? Todos os esforços em busca de conquistas estão com ano marcado: 2010.

 

 

Interessante também é observarmos como todo ano termina do mesmo jeito – com previsões para o ano seguinte. Sejam previsões esportivas (você sempre fica atento às possibilidades de o seu time ser campeão), sejam econômicas (como por exemplo, o ministro do trabalho afirmando que o ganho real dos salários dos brasileiros será de 6% em 2010 – previsão otimista, esperamos que vire realidade!!) ou sejam previsões na área de tecnologia, gestão ou até mesmo em questões pessoais.

 

Mas qual das promessas feitas ao final de 2008, você conseguiu, efetivamente, realizar ao longo do ano de 2009? Não fique frustrado se a resposta for nenhuma ou pouquíssimas... certamente você não é o único, muito pelo contrário! A maioria de nós, no calor das festas de final de ano, aderindo aos apelos (geralmente otimistas) das previsões tão comuns nesse período, começa a fazer promessas e esperar o melhor do próximo ano: dietas mirabolantes (que de preferência possibilitem emagrecer 10 quilos rapidamente), aumentar a família (casando ou tendo mais filhos) entrar para um curso de idiomas (que amplie as oportunidades profissionais), terminar a graduação (ou pelo menos avançar bons passos dentro dela), concluir uma pós-graduação ou até mesmo dar uma guinada na carreira.

 

Todas essas promessas são importantes e nobres, principalmente quando envolvem questões de saúde, família, crescimento e bem-estar no trabalho. Entretanto nosso questionamento deve ser: como transformar simples previsões, expectativas e promessas de final de ano em realizações? Essa deve ser nossa principal preocupação. Afinal, de que adianta chegarmos ao final de 2010 e repetirmos as mesmas promessas do final de 2009, ou com a certeza de que não fizemos nada ao longo do ano para realizarmos nossos sonhos?

 

Creio que alguns tópicos sejam fundamentais para nossa reflexão, não só hoje, mas ao longo de todo o ano de 2010:

 

Foco – você tem que descobrir qual é o seu! Seja na carreira, seja nas prioridades em termos de tempo e dinheiro. Sem conhecer o seu foco você corre o risco de “atirar em todas as direções” e não acertar nenhuma! Tem gente que faz promessas e planos antes mesmo de conhecer suas prioridades, o que é realmente importante para si. Foco é um efeito ótico que torna a imagem mais nítida no ponto desejado. No processo fotográfico, ajustamos o foco é ajustado para dar mais nitidez ao tema que terá mais importância na foto que estamos tirando. Essa deve ser a preocupação em todas as áreas de sua vida. Dar a importância devida ao que realmente é importante para VOCÊ (não para o vizinho, parente ou para a sociedade como um todo!). E nesse ponto deve concentrar seus esforços, seu tempo, seus recursos e seu empenho. Afinal, o importante é manter o FOCO no que traga felicidade e satisfação para você!

 

Planejamento – nenhum sonho ou promessa de final de ano pode ser realizada sem um mínimo de planejamento. Essa é a espinha dorsal de qualquer realização! Não adianta nada fazer sua “listinha” de sonhos sem que seja feito um planejamento criterioso para o cumprimento dessas promessas. Planejar possibilita perceber melhor a realidade, preparar-se para o futuro, analisando os caminhos disponíveis e escolhendo o mais adequado a seguir. O planejamento busca preparar você para organizar suas ações. Portanto, é sempre importantíssimo fazer um bom planejamento de cada ação a ser realizada, pois ele é uma forma de antecipar os resultados e garantir a realização de tudo que você pretende, seja no âmbito pessoal, profissional ou familiar. Por exemplo, se você quer comprar uma casa, talvez tenha que disponibilizar tempo do dia ou do fim de semana para procura-la e investir algum dinheiro com este fim. Se precisa melhorar sua qualificação, precisará pesquisar instituições, preços e horários e reservar tempo em sua agenda para realizar o que for preciso. E para cada uma dessas realizações é importante que você tenha em mente um ou mais caminhos a percorrer, para conseguir atingir seu objetivo. Enfim, para realizar qualquer coisa, planejar é fundamental!

 

É importante também que, para realizar cada um dos itens de sua “lista de realizações 2010” além do planejamento anual, sejam feitos também planejamentos mensais, semanais e diários, incluindo tempo e investimento necessário em cada um dos períodos para chegar a realização do que se deseja. Só assim você terá chance de chegar ao final do ano com seus sonhos realizados. E não esqueça de escolher uma ferramenta de planejamento adequada a sua realidade – seja uma agenda de papel, um organizador no celular ou no computador - o importante é não perder compromissos e planos!

 

Objetivos – para realizar seus sonhos e as promessas feitas a você mesmo (ou a outros) é importante que você estabeleça objetivos. Esses devem ser feitos com “pé no chão”, pois devem ser possíveis de executar ao longo do ano, não só para que você consiga avançar nas etapas em busca das realizações, mas até para servirem de estímulo para que você continue sua empreitada. Mas não esqueça: seus objetivos devem ser concretos! Portanto é importante que você estabeleça indicadores para realizar, na prática, cada um desses objetivos ao longo do tempo. Por exemplo, se a promessa é de fazer dieta para emagrecer, é necessário saber quantos quilos até o final de 2010 você deseja (ou precisa) perder. Mas pense também: quanto peso você conseguirá perder por mês? Fixe esses objetivos e persista no atingimento de suas metas, passo a passo. Se o sonho é comprar um apartamento novo, quanto investimento deverá ser feito mensalmente e quais os rendimentos extras poderão ser utilizados para essa finalidade. Se deseja estudar para concurso, de quanto tempo precisará dispor para estudo a cada dia do ano, incluindo finais de semana? Cumprindo as metas estabelecidas ao longo de todo o ano será muito mais fácil ter seu sonho realizado e as promessas cumpridas ao final de 2010.

 

Checar a evolução - Alguns especialistas indicam que, pelo menos uma vez por mês, ou a cada bimestre, uma checagem de como está a realização de sua “lista de desejos” deve ser feita. Você pode fazer essa checagem até semanalmente ou quinzenalmente, o importante é que FAÇA! Afinal, sem controlar o que você já fez será impossível chegar até o final com suas realizações completas ou preparar-se para realizar o que ainda resta.

 

Replanejamento – Ao checar a evolução de suas realizações e verificar que ainda há muito por fazer, não desista! Afinal, seu planejamento deve ser flexível o suficiente para ser alterado, pois novos prazos podem ser necessários. Além disso, nem sempre um ano é o tempo exato suficiente para realizar tantas coisas que foram sonhadas. Comemore o que foi realizado e relaxe... o importante, mais uma vez, é não perder o foco nem desistir, pois às vésperas de 2011, com certeza, você fará novas promessas, novos planos, e tudo começará de novo, podendo incluir o que, por falta de tempo ou recursos, não foi realizado ao longo do ano.

 

Desejo, sinceramente, que você seja feliz hoje e ao longo de todo o ano novo! Que muito sucesso e conquistas maravilhosas possam vir com junto com o ano de 2010.

 

Grande abraço,

 

A Profa.

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:23
 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.