Wednesday 13th of December 2017

logo

Home Artigos Gestão MOTIVAÇÃO
MOTIVAÇÃO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 24 de Fevereiro de 2010 11:01

MOTIVAÇÃO: eis um conceito que preocupa profissionais em todos os ramos e dos mais diversos níveis hierárquicos dentro das organizações. Vejamos o que dizem os livros a esse respeito:

“Motivação é um processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.” Robbins (2005, p.132)

“Estímulo aos trabalhadores para desempenhar suas atividades em seu mais alto nível” (Wagner III e Hollenbeck, 2002, p. 88)

Observe que os dois autores abordam diferentes enfoques sobre a temática...

 

Enquanto Robbins chama nossa atenção para os fatores intrínsecos, Wagner e Hollenbeck enfatizam os fatores extrínsecos.

 

Note que na primeira afirmação não estamos falando de profissionais durante o processo seletivo ou em uma entrevista inicial.  Afinal, é muito fácil mostrar-se motivado nesse momento inicial, não é verdade? Diante da necessidade e do desejo de conseguir o emprego, todos estão prontos para trabalhar sob pressão, superar dificuldades e trabalhar arduamente para minimizar seus pontos fracos, visando acima de tudo o sucesso da organização.

 

Entretanto, os gestores e organizações sabem com quem podem realmente contar somente no momento em que mais precisam. Diante de crises e dificuldades, quando as metas mais precisam ser alcançadas, e muitas vezes a superação é necessária, os indivíduos motivados se sobressaem com sua garra e comprometimento.

 

Ou seja, é no momento de maior necessidade que a organização irá reconhecer os funcionários que se dedicam, superam dificuldades e barreiras, se esforçam e persistem buscando atingir e superar as metas propostas - esses sim são os colaboradores motivados.

 

Por outro lado, na segunda afirmação, os autores destacam a importância dos estímulos para que os trabalhadores melhorem seu desempenho.  Esses são os fatores extrínsecos da motivação: seja através de um ambiente físico e emocional saudável, seja por intermédio de prêmios, transparência ou atitudes de reconhecimento, é fundamental que gestores e organizações estejam dispostos e preocupados em incentivar seus funcionários.

 

Quando isso não acontece, corremos o risco de perder funcionários motivados e que poderiam colaborar para o sucesso organizacional. A preocupação com a retenção de talentos passa por essa questão fundamental - reconhecer que contratar pessoas motivadas e falar sobre auto-motivação deve vir junto com atitudes de estímulo aos colaboradores para a superação e busca pela melhoria de seu desempenho.

 

E essas atitudes e cuidados só podem ser trabalhadas por líderes e organizações conscientes de que a motivação é, sim, um fator interno, mas pode (e deve!) ser potencializada por fatores externos que envolvam reconhecimento e incentivos diversos a profissionais de valor.

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:22
 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.