Wednesday 13th of December 2017

logo

Home Filmes na Visão da Profa
Filmes na Visão da Profa
Filme O Reencontro PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Dom, 25 de Agosto de 2013 20:32

Um drama inspirador, é assim que posso resumir esse filme.  Diversas frases e pensamentos interessantes para rechear a história de um famoso autor de romances, Monte Wildhorn (com Morgan Freeman no papel), que sofre com o alcoolismo e, principalmente, o fato de ter perdido a inspiração para escrever após a triste morte de sua amada esposa.

Ao passar uma temporada de verão em um local chamado Belle Isle, começa a conviver com a vizinha, Sra. O'Neil (Virginia Madsen), uma mãe recém separada do marido, que tem três filhas.  Uma delas, cuja imaginação é bastante fértil, começa a desenvolver um relacionamento com Monte como seu mentor, pedindo que ele a ensine a dizer o que é imaginação.  A partir dessa experiência, e outras oportunidades de convivência que vão desepertando nele novamente a sensibilidade e a inspiração, fica claro que esta família tem importante papel na recuperação do autor e no retorno do seu amor pela vida e pela literatura.

O filme faz refletir também sobre a importância de um ou mais motivos inspiradores para qualquer profissional.  Quando alguma coisa acontece que abala ou esgota a capacidade criativa, é preciso buscar novos motivos para se encantar novamente, conseguir resgatar a imaginação e voltar a sonhar, de preferência realizando.

 
LISTA DE SCHINDLER PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Dom, 07 de Novembro de 2010 18:29

Mais do que ser um filme sobre o holocausto ou nos contar a história de Oskar Schindler, empreendedor que alcança o sucesso e progride rapidamente nos negócios, esse filme nos traz importantes lições sobre humanidade, valores e a importância de aproveitar oportunidades.

 

Ao se apropriar de uma fábrica de panelas (pois um decreto na época proibia que judeus serem proprietários de negócios), Oskar Schindler aproveitou a guerra para ganhar dinheiro.  Entretanto, era uma pessoa sem preconceitos ou barreiras culturais, tanto que seu contador (que tem uma atuação crucial em todo o filme!) era judeu.  Relacionava-se perfeitamente com judeus, homens e mulheres e empregou, entre 1939 e 1944, centenas de judeus.

 

Última atualização em Sáb, 13 de Novembro de 2010 19:47
Leia mais...
 
FILME JULIE & JULIA - motivação e busca por realização pessoal PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sáb, 24 de Abril de 2010 14:07

O filme Julie & Julia nos conta, ao mesmo tempo, duas histórias de duas mulheres diferentes, que viveram em tempos distintos. Uma delas, Julia Child (Meryl Streep), ao mudar-se para a França e tornar-se uma fã da culinária francesa, tornou-se famosa após adaptar as receitas para as americanas. A idéia era ajudar pessoas que, não tendo empregadas, tivessem necessidade de cozinhar para suas famílias.

Mas nem tudo foi tão simples nem rápido assim. Ao se casar, não sabia quase fazer nada na cozinha. Resolveu, então, aprender a cozinhar para ocupar o tempo de forma produtiva, pois precisou ir morar em Paris por causa de uma transferência do marido e precisou abrir mão de seu trabalho. Julia procurava mais que um passatempo. Por isso, entrou em um curso profissionalizante (numa turma composta somente por homens, seu primeiro desafio) e acabou formando-se no Le Cordon Bleu.

Ao mesmo tempo, o filme conta a história de Julie Powell. Assim como Julia, é uma mulher sem empregada, só que nos tempos “modernos” do ano 2000. Morando no Queens (EUA) com seu marido, vive frustrada com o trabalho e carrega a frustração de ter sonhado ser escritora, mas não ter obtido sucesso . Ela, assim como Julia, também ama cozinhar. Mas o filme conta como essas mulheres mudaram suas vidas - de pessoas comuns a mulheres famosas e realizadas.

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:21
Leia mais...
 
FILME O ÓLEO DE LORENZO - lições para um pesquisador PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 22 de Abril de 2010 23:39

O filme retrata uma situação dramática: os pais de uma criança de apenas 8 anos, Lorenzo Michael-Murphy Odone, são surpreendidos com o diagnóstico de uma doença bastante rara e degenerativa – a adrenoleucodistrofia (conhecida por ALD)

O filme de 1992 dirigido por George Miller é mais que um drama sobre deficiência. É, acima de tudo, uma abordagem sobre as possibilidades da Pesquisa e o comportamento do pesquisador. Também trata de questões ligadas à ética em ciência, além da questão do choque entre o pragmatismo dos cientistas e a busca apaixonada e desesperada dos pais pela cura da criança.

 

Última atualização em Qua, 28 de Abril de 2010 11:18
Leia mais...
 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.