Thursday 14th of December 2017

logo

Home Filmes na Visão da Profa LISTA DE SCHINDLER
LISTA DE SCHINDLER PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Dom, 07 de Novembro de 2010 18:29

Mais do que ser um filme sobre o holocausto ou nos contar a história de Oskar Schindler, empreendedor que alcança o sucesso e progride rapidamente nos negócios, esse filme nos traz importantes lições sobre humanidade, valores e a importância de aproveitar oportunidades.

 

Ao se apropriar de uma fábrica de panelas (pois um decreto na época proibia que judeus serem proprietários de negócios), Oskar Schindler aproveitou a guerra para ganhar dinheiro.  Entretanto, era uma pessoa sem preconceitos ou barreiras culturais, tanto que seu contador (que tem uma atuação crucial em todo o filme!) era judeu.  Relacionava-se perfeitamente com judeus, homens e mulheres e empregou, entre 1939 e 1944, centenas de judeus.

 

 

Esses homens e mulheres eram utilizados como mão de obra escrava, o que certamente aumentou ainda mais os lucros do empresário.  Entretanto ao longo do filme, em muitas situações, percebemos que muitos deles não eram exatamente empregados especializados - muitos eram defendidos por Schindler porque precisavam se manter ocupados, úteis (e saudáveis) para chegarem ao fim da guerra com vida.

 

Não podemos esquecer da importância do papel do contador de Schindler, Itzhak Stern, que também foi um empreendedor no sentido de inovação e percepção de oportunidade.  Judeu, foi quem convenceu Schindler a contratar judeus e fazer destes 100% da força de trabalho empregada em sua fábrica.  Claro que o plano maior era manter essas pessoas ocupadas e, principalmente, longe dos campos de concentração. Esse plano permitiu que os negócios crescessem e o lucro aumentasse ainda mais, não despertando nenhuma desconfiança ou discordância do plano por parte do empresário.

 

Quando o empresário percebe os verdadeiros planos de Hitler - transferir os judeus dos guetos para os campos de concentração e depois matar todos, resolve "comprar" membros do partido nazista para resgatar e proteger seus operários e operárias.  A partir daí ele utiliza toda a sua fortuna para comprar (e salvar) judeus, escrevendo seus nomes em uma lista.  Ao todo foram mais de mil judeus salvos por esse homem, que mais que um empresário foi um empreendedor humano e sensível. Alguém que fundou uma fábrica para enriquecer com a guerra, mas ao ser confrontado com a verdade, fez uma escolha corajosa e que mudou a história de milhares de judeus e possibilitou a eles uma descendência.

Última atualização em Sáb, 13 de Novembro de 2010 19:47
 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.