Thursday 14th of December 2017

logo

FILME O CORTE PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 06 de Novembro de 2009 22:20

O filme O Corte, dirigido por Costa Gravas, é um filme que trata de forma bastante trágica da questão do emprego em nossos dias.

 

O trabalho assume uma importância tão grande na vida do homem, que sua perda pode causar problemas emocionais tão graves, capaz de alterar valores, crenças e prioridades.

 

Bruno, principal personagem do filme, é alguém que, após 15 anos de serviços prestados com dedicação e qualidade, infelizmente perde o emprego em função de um grande corte de funcionários, quando cerca de 600 profissionais são demitidos. Após essa perda, Bruno começa a procurar emprego em várias organizações, e fica evidentemente abalado a cada tentativa frustrada.

 

Após 2 anos e meio de procura, Bruno conhece um engenheiro com as mesmas qualificações que ele, ocupando um cargo executivo em uma grande empresa. Ao ouvir de seu filho que “acabaria com ele só para que você ocupasse esse cargo”, Bruno responde que “não adiantaria, pois tem outros mais qualificados, relaxados e sorridentes que eu.” Essa afirmação demonstra o estado desanimador e depressivo em que Bruno se encontra.

O Corte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diante disso, Bruno tem uma idéia: Abre uma caixa postal em nome de uma empresa fictícia e coloca um anúncio, recrutando pessoas com as mesmas qualificações dele. Obviamente, diante do desemprego, as respostas são muitas, e Bruno tem livre acesso a diversos currículos de seus potenciais concorrentes.

 

Ao escolher as 5 pessoas mais qualificadas, Bruno passa para a segunda parte do plano: a eliminação desses concorrentes. Você deve estar pensando que ele está planejando “queimar o filme” dessas pessoas, falar mal delas, postar calúnias sobre esses profissionais na internet, mas não. Bruno passa para a eliminação da maneira mais definitiva e cruel possível: ele começa a assassina-las.

 

Entre um e outro ato de eliminação, Bruno passa por uma curiosa entrevista em uma empresa. Nessa entrevista, um profissional de Recurso Humanos facilmente detectaria alguns problemas:

 

  • A avaliadora não é nem um pouco simpática – trata os candidatos com superioridade, evitando até mesmo o contato visual.
  • A entrevista está sendo filmada, o que serve para monitorar a entrevistadora, mas pode ser uma das causas da falta de espontaneidade e aproximação do candidato.
  • A avaliadora, ao olhar o currículo de Bruno, conclui que ele é qualificado demais para a vaga que ela tem disponível – isso deveria ter sido verificado antes!
  • A entrevistadora responde e pergunta com bastante altivez, cortando qualquer possibilidade de contato pessoal ou inibindo qualquer brincadeira por parte do candidato, no intuito de relaxar.

 

Bruno, por sua vez, após tantas experiências negativas, demonstra toda a sua resistência a ser questionado e responde muitas vezes de forma grosseira e irônica também, o que contribui muito negativamente para seu desempenho na entrevista.

 

Interessante que a avaliadora começa com uma pergunta muito comum nos processos seletivos de hoje: “o que você acha do ramo dos rótulos de embalagens” – ou seja, perguntar aos candidatos para saber se eles pesquisaram sobre o ramo de atuação da empresa, o que demonstra interesse e pró-atividade.

 

Essa é uma prática cada vez mais comum em processos seletivos e exige preparação para os candidatos. Na maioria das vezes, uma pesquisa no próprio site da empresa, ou em sites específicos sobre o ramo de atividade em que atua já pode ajudar, e muito, ao candidato nessas respostas. Ler e participar de comunidades na web e redes de relacionamento virtual sobre o tema também podem ajudar bastante.

 

O filme, além desses detalhes técnicos, traz profundas reflexões sobre o homem e a sociedade em que vivemos, assim como as conseqüências do conceito de concorrência e competitividade que criamos e nossos posicionamentos diante deles quando a necessidade de sobrevivência (tanto física quanto emocional) fala mais alto.



Última atualização em Sáb, 13 de Novembro de 2010 19:50
 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.