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Dicionário de Gestão
Benchmarking PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 12 de Novembro de 2009 13:37

Benchmarking é a busca pelas melhores práticas.  Em diversas situações nós, profissionais, e as organizações de um modo geral, precisam estar atentas às melhores práticas implementadas pelas empresas. 

Na prática, essa busca pode ser feita através de pesquisas e trocas entre profissionais das mais diversas áreas (como alguém que, ao implementar um novo programa de qualidade de vida, ou uma avaliação de desempenho, ou um programa de estágio) resolve consultar empresas parceiras e concorrentes para conhecer o que elas fazem.  As informações fluem, porque afinal há uma troca, bastante comum no mercado.  Ou seja, hoje você busca seus concorrentes para conhecer suas práticas, amanhã é ele que precisa de você!!

Mas o benchmarking pode ser feito também através de pesquisas bibliográficas e documentais.  Existe muita bibliografia disponível de empresas, empresários e periódicos, principalmente revistas de negócios, que contam as experiências (melhores práticas) que deram certo, mostrando até mesmo o "caminho das índias" para a implementação delas.  O importante para iniciar um benchmarking é saber o que você realmente quer, que empresas deseja pesquisar (atentando para o porte e a área de atuação), mas não se esquecendo da cultura organizacional.  É preciso ter cuidado, pois a melhor prática em uma grande empresa, por exemplo, pode ser a pior prática em uma empresa pequena.  A melhor prática de RH em uma das melhores empresas para se trabalhar, pode não ser, hoje, a melhor para a empresa em que você atua.

 
Socialização PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 06 de Novembro de 2009 00:41

É o processo de integração e "aculturação" do indivíduo a uma organização.   Ou seja, consiste em ensinar as "manhas" sobre a cultura que reina na organização.

É uma prática fundamental nas organizações, principalmente no momento de contratação de novos funcionários.  Ele evita que as pessoas sintam-se "perdidas" em um novo universo, com práticas, valores e crenças que ele ainda precisa conhecer. 

Normalmente a socialização é feita pela área de RH da empresa, mas é importante que o gestor responsável esteja atento e faça a sua parte, para evitar perder um talento e viabilizar a melhor adaptação possível para as pessoas que contrata.

Última atualização em Qui, 12 de Novembro de 2009 13:53
 
Sinergia PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 06 de Novembro de 2009 00:39

É o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço colaborativo de várias pessoas na realização de uma tarefa. Derivada do grego synergía, cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho, é um conceito muito utilizado para os estudos do trabalho em equipe.

A principal ideia da sinergia é que o efeito, o resultado do trabalho cooperativo entre as pessoas, é maior que a soma das partes.  Ou seja, o efeito resultante da ação desses vários agentes (atuando de forma coordenada para um determinado fim) pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido. O mesmo que dizer que "o todo supera a soma das partes".

 
Budget PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 06 de Novembro de 2009 00:08

Palavra muito utilizada no meio corporativo, pois significa verba, valor alocado para determinada finalidade dentro de um orçamento.

Última atualização em Qui, 12 de Novembro de 2009 13:55
 
Networking PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 06 de Novembro de 2009 00:04

Net - rede

Work - Trabalho

Network - formar ou participar de redes, trabalhar contatos e círculos de convivência visando se relacionar com as pessoas para realizar objetivos profissionais.


Um breve artigo, logo abaixo, exemplifica e dá algumas "dicas" sobre a temática:


Primeiros passos em networking

Lembre das pessoas que você conheceu. Pense nos seus amigos de escola, família, vizinhos e clientes. Não deixe de fora os médicos, carteiros, porteiros, chefes e até o caixa do mercadinho. Do jardim da infância até o novo colega que acaba de encontrar agora a pouco. Lembrou de todo mundo?

Ao longo da vida vamos conhecendo muitas pessoas. Algumas são muito importantes para nós e tem papel decisivo em nossa vida.

De vez em quanto alguém nos ajuda, dá uma indicação ou nos aconselha. Em outras situações, quem oferece ajuda somos nós. Indicamos alguém para uma vaga de emprego, uma venda ou um negócio.

Pois bem, as pessoas que conhecemos formam o que se chama de network, que significa rede de trabalho. (net = rede / work = trabalho). E networking é a ação de se relacionar com estas pessoas.

Quer descobrir para que serve isso? Vamos imaginar que, a partir de hoje,
você irá conhecer muitas outras pessoas, de diferentes círculos de convivência, de inúmeras empresas, com ocupações diferentes das suas.
Você acha que isso seria interessante? Acha que isso ajudaria você de alguma forma? Se ainda não sabe, pense nas pessoas bem sucedidas que você admira.

Elas conhecem muitas pessoas, tem vários contatos e se relacionam bem ou vivem se esquivando dos outros? Fazer networking é fator determinante para seu sucesso.

Você precisa saber trabalhar sua rede de contatos e isso pode ser feito de várias formas:
- Ofereça ajuda sempre que possível.
- Apresente pessoas com interesses em comum.
- Compartilhe conhecimento.
- Indique um profissional de talento para seus contatos.

Você reparou que é o mesmo que você faz com seus amigos?
Claro! Networking tem muito mais a ver com fazer amigos do que encher os bolsos com cartões de visita de gente que nunca vai se lembrar de você.

Você vai encontrar seus motivos para ter uma boa rede de contatos se contribuir com as pessoas que fazem parte dela. Os meus dois motivos favoritos são esses:
1º Sinto uma satisfação enorme em ajudar outras pessoas, seja lá no que for.
2º Contribuir para que uma pessoa atinja seus objetivos é a melhor forma de atingir os meus objetivos. É uma lei de compensação. Você recebe de volta tudo aquilo que oferece.

Comece pelo óbvio:
Tudo na vida tem um segredo que faz as coisas funcionarem. Eu prefiro chamar de diferencial. Criar uma rede de contatos não é complicado. É preciso conhecer pessoas e isso você já faz. O diferencial em networking é tão simples quanto esquecido: é preciso dar continuidade aos contatos que fazemos, para que as pessoas se lembrem de nós. Todos nós temos chefes, amigos e conhecidos com quem não falamos há muito tempo.

Agora seja sincero: Aposto que você tem algumas dezenas de cartões de visita e alguns telefones naquela velha agenda. Se você ligar para as pessoas que estão nessa lista, elas se lembrarão de você? Esses contatos te ajudariam num projeto? Dariam uma indicação?

Perceba duas coisas importantes em networking:
1º Não basta conhecer um monte de gente se estas pessoas
não se lembram de você quando atendem sua ligação – Aliás: elas te atendem? Conhecer gente é divertido. Mas perceba que, se você quer aumentar suas chances de sucesso na vida, fazer um bom networking é essencial. E para isso você precisa estar atento às oportunidades.

(extraído de www.mundonetworking.com.br)

 

 
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