Wednesday 13th of December 2017

logo

Home
Blog da Profa
PLANO DE NEGÓCIOS
Gestão

Ao estudar Empreendedorismo, independente da formação ou área de atuação do estudante, é fundamental que o aluno tenha pelo menos noções de o que é um Plano de Negócios e como prepará-lo. O plano de negócios pode ser usado tanto para quem irá constituir uma empresa quanto para formatar uma idéia, uma proposta de inovação interna em alguma organização já constituída.

Em primeiro lugar, é importante frisar o que é, porque e para que se elabora um Plano de Negócios. Segundo Dolabela, autor do livro O Segredo de Luísa, um plano de Negócios é uma forma de pensar sobre o futuro do negócio e diminuir incertezas e riscos.

 

Leia mais...
 
PLANEJANDO E REALIZANDO UM FELIZ 2010
Gestão

 

Chegamos, enfim, ao final de 2009. Um ano importante para alguns, de derrotas para outros, mas certamente um ano pelo qual não podemos mais fazer muita coisa. Estamos, nesse momento derradeiro, depositando nossos sonhos, nossas esperanças e nossas expectativas no ano de 2010.

Que tal aproveitar a oportunidade para refletir e preparar-se para transformar expectativas e promessas de final de ano em realizações efetivas?

Leia mais...
 
DIPLOMA DEIXA DE SER GARANTIA de bom emprego
Trabalho

Por muito tempo um diploma na mão era sinônimo de se conseguir um bom emprego. Mas os tempos mudaram, e ter uma formação profissional já não é garantia de obtenção da tão sonhada vaga. De uma maneira geral, o diploma, atualmente, mal garante uma colocação. Daí a necessidade cada vez maior de as pessoas buscarem uma melhor qualificação como forma de progredir profissionalmente. O tempo do generalista acabou.

Para o especialista em recursos humanos Jorge Dias Souza, “um generalista é alguém que sabe um pouco de tudo, de nada”:

– Você não pode mais ser um generalista. Tem que ser um multiespecialista, agregando diariamente novos conhecimentos à sua atividade. Você poderá descansar, mas não muito, senão o seu concorrente ficará melhor preparado para te engolir e fazer você virar pó – ele diz.

Segundo o especialista e autor do livro As chefias avassaladoras, é necessário que as pessoas procurem constantemente turbinar suas carreiras com o conhecimento de novas tecnologias, determinação e comprometimento.

Leia mais...
 
REDES SOCIAIS GARIMPAM TALENTOS
Trabalho


Sites de relacionamento como Orkut, Facebook e Twitter ganharam uma nova função: a de servirem como ferramentas de pré-seleção para a contratação de profissionais. Muito utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa, o sistema populariza-se junto a empresas e consultorias de recursos humanos no Brasil, que analisam ali o perfil dos possíveis candidatos a uma vaga. Embora o processo não elimine entrevistas e análises de currículos, fica mais fácil avaliar se o candidato possui o perfil para o emprego.


Por isso, é importante ter o máximo de cuidado ao colocar mensagens e fotos nas páginas de relacionamento. Afinal, através delas as empresas podem ter uma ideia do comportamento do postulante ao cargo. Segundo Adriana Néglia, consultora de carreira da Career Center, existem regras que podem contribuir em uma pré-seleção.

– Seja no Orkut, Linkedin ou Facebook, é fundamental que a pessoa tenha o mesmo tipo de comportamento que teria em uma entrevista. Fotos onde apareça bebendo, comentários preconceituosos ou erros de português podem contribuir de maneira negativa durante o processo de avaliação – explica.

Uma pesquisa realizada em empresas instaladas no Brasil mostrou que 72% delas planejam investir mais no recrutamento por meio destas redes. Outro dado é que 68% das companhias já utilizam as redes para selecionar os candidatos. O levantamento revelou ainda que o Linkedin e o Facebook são os mais consultados pelas organizações. Por conta disso, as consultorias têm investido em pessoas especializadas em buscar novos talentos, são os headhunters .

Leia mais...
 
Regras do RH
Humor

Novas Regras de Trabalho

 

INDUMENTÁRIA: Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu salário. Se o percebermos calçando um tênis Nike de R$ 350,00 e carregando uma bolsa Gucci de R$ 600,00 presumiremos que vai bem de finanças e, portanto, não precisa de aumento. Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro para que possa comprar roupas melhores e, portanto, não precisa de aumento. E se ele se vestir no meio termo, estará perfeito e, portanto, não precisa de aumento.

 

AUSÊNCIA DEVIDO À ENFERMIDADE: Não vamos mais aceitar uma carta do médico como prova de enfermidade. Se o funcionário tem condições de ir até o consultório médico, pode vir trabalhar.

 

CIRURGIA: As cirurgias são proibidas. Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em remover nada. Nós o contratamos inteiro. Remover algo constitui quebra de contrato.

Leia mais...
 
Google e a qualidade de vida no trabalho
Trabalho

Na Google pagam-lhes para viverem e trabalharem assim

Noticias24.- Ángel Jiménez de Luis, editor do Gadgetoblog do Diario El Mundo, visitou os escritórios da Google em Zurich (Suíça) e regressou com uma série de fotos que despertam a maior inveja das invejas.

O tobogan liga a zona de escritórios do primeiro piso com a cafetaria e o ginásio. Para descer para comer não tem que esperar pelo elevador. Aos recém-chegados a praxe é que eles desçam pelo tobogan para apresentá-los. Têm que usar, também, um ridículo sombrero de cores durante algumas horas.

Leia mais...
 
Questões de Prova - Gestão de Pessoas
Questoes de Concursos

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar...
 

Leia mais...
 
Você está Louco - Uma vida administrada de outra forma
Resenhas de Livros

O livro Você está Louco, uma vida administrada de outra forma, escrito por Ricardo Semler (mesmo autor do best seller Virando a Própria Mesa), logo nas primeiras páginas, já diz a que veio. Empresário, Ricardo transformou a empresa familiar fundada por seu pai (a Semco) em um poderoso grupo empresarial de mais de 30 empresas, empregando cerca de 3.000 pessoas e desenvolvendo diversas atividades ligadas a indústria e administração de aeroportos e hospitais.

Na verdade, a começar pelo título, bastante provocador (explicado por Semler logo no início do livro), a obra conta sua tragetória de vida e suas diversas experiências, tanto profissionais quanto culturais e aventureiras. Ah, e o título, você está louco, como explica o autor (que poderia ser C tá loko!) é a expressão que Ricardo mais houve ao expressar uma idéia. Até porque normalmente as pessoas desacreditam de idéias que fogem do que é convencional, tradicional, burocrático e autoritário.

E como gestor, Semler é um profissional de estilo único. Altamente participativo, ele segue a risca as teorias que conhecemos e que dão suporte a ações de gestores liberais. Afinal, precisamos lembrar que gestores participativos compartilham decisões, aceitam as idéias dos subordinados, concedem autonomia para que as pessoas possam cumprir sua missão na empresa, mas, acima de tudo, acreditam na CAPACIDADE das pessoas.

Leia mais...
 
FILME O CORTE
Filmes na Visão da Profa

O filme O Corte, dirigido por Costa Gravas, é um filme que trata de forma bastante trágica da questão do emprego em nossos dias.

 

O trabalho assume uma importância tão grande na vida do homem, que sua perda pode causar problemas emocionais tão graves, capaz de alterar valores, crenças e prioridades.

 

Bruno, principal personagem do filme, é alguém que, após 15 anos de serviços prestados com dedicação e qualidade, infelizmente perde o emprego em função de um grande corte de funcionários, quando cerca de 600 profissionais são demitidos. Após essa perda, Bruno começa a procurar emprego em várias organizações, e fica evidentemente abalado a cada tentativa frustrada.

 

Após 2 anos e meio de procura, Bruno conhece um engenheiro com as mesmas qualificações que ele, ocupando um cargo executivo em uma grande empresa. Ao ouvir de seu filho que “acabaria com ele só para que você ocupasse esse cargo”, Bruno responde que “não adiantaria, pois tem outros mais qualificados, relaxados e sorridentes que eu.” Essa afirmação demonstra o estado desanimador e depressivo em que Bruno se encontra.

O Corte

 

 

Leia mais...
 
Vídeos sobre Stress no trabalho... Cuidado!
Diversão e Reflexão

Se você costuma acordar com o pé esquerdo, cuidado para não perder a cabeça...Você pode parar na galeria dos estressados.

 

Leia mais...
 
CEO & CIA
Dicionário de Gestão
  • CAO – Chief Accounting Officer, Diretor de Contabilidade;
  • CAO – Chief Administrative Officer, Diretor Administrativo;
  • CAO – Chief Analytics Officer, Diretor de Análise;
  • Leia mais...
     
    O novo perfi do Diretor Financeiro
    Gestão

    Os diretores financeiros (CFO) já causaram perdas bilionárias às empresas. Agora, para justificar salários de até R$ 100.000 mensais, eles têm adotado um perfil de controlador das contas com uma visão estratégica dos negócios

    Leonardo Pereira, da Gol: "como num jogo de vôlei, o CFO tem que levantar a bola para o CEO marcar o ponto".

     

    Leia mais...
     
    « InícioAnterior1234PróximoFim »

    Página 3 de 4

    Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.